INTRODUÇÃO
Vamos falar sobre o uso do véu. Mas, para isso, antes abrir-me mão dos meus preconceitos relacionados ao assunto, e fiz uma minuciosa pesquisa. O presente tema é de suma importância, visto que, há tremenda confusão sobre o assunto.
Não é aconselhado simplesmente julgar o tal significado. Mas, pessoas capazes, não quaisquer pessoas, somente aquelas que amam e pagam um preço nos estudos relacionados à Bíblia Sagrada.
Porque pesquisas bíblicas não é tarefa para neófitos. Veja o que Pedro ensinou sobre as Doutrinas de Paulo “Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição”. “2ª Pedro 3:16).
Serão abordados neste trabalho os seguintes pontos: Texto Bíblico, Véu, Análise Hermenêutica e Resultado da Pesquisa.
TEXTO BÍBLICO
De antemão é importante lermos em 1ª Coríntios (11:3-15):
Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.
Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.
Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.
Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.
Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?
Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
Para termos uma compreensão mais completa acerca do véu, vamos responder perguntas que não querem calar, a saber: O que é véu? Para que o véu? E Qual é o significado do véu?
Hermenêutica é a Ciência que estuda as técnicas de interpretar a Bíblia Sagrada. Esta ciência é fundamentada na Exegese (Ciência que estuda as técnicas de interpretar um livro antigo), utilizada na filosofia, no Direito, na história, na Bíblia e etc.. Mas que os teólogos acharam por bem elaborar uma ciência exclusiva para a teologia, então, eles elaboraram a Hermenêutica. Que também pode ser usada na filosofia, no Direito, na história e etc..
Nesta sublime missão a Hermenêutica pesquisa utilizando sete fatores, a saber: o texto, o remetente, o Lugar, a época, o destinatário, a cultura e a causa.
Mesmo que o texto estar registrado nas Epístolas, mas não há outra referência bíblica. A Bíblia ensina que é preciso, pelo menos, duas testemunhas, para ser confirmada “toda palavra” (Dt 17: 6; 19: 15; Mt 18: 16; 2ª Co 13: 1; 1ª Tm 5: 19; Hb 10: 28). Nem mesmo Jesus Cristo achou por bem vir sozinho, Ele enviou seis meses antes, João Batista, para servi-Lhe de testemunha (Jo 1: 25 -30). Tudo, especialmente doutrina, precisa ser dita por boca de dois, ou três sucessivamente: Dt 17: 6; 19: 15; Mt 18: 16; 2ª Co 13: 1; 1ª Tm 5: 19; Hb 10: 28.
Com esse ensinamento, genuinamente bíblico, deixa claro que um texto sem referências, é um texto isolado, e não pode ser cobrado e nem tampouco ensinado. Esse ensinamento bíblico é uma das poucas coisas que as autoridades de todos os países do mundo seguiram. Em qualquer lugar no mundo a palavra de uma só pessoa não é suficiente para advogados, promotores e juízes dar início a um processo judicial. Pode dar início a uma investigação.
Isso se chama a lei das testemunhas. Tudo é preciso testemunha. João batista era testemunha de Jesus Cristo. Mesmo que Deus e os juízes punam depois, mas segundo a essa lei, duas pessoas erradas, ganha a causa de uma pessoa certa.
DEFINIÇÃO
Depois destas realidades “O Uso do Véu” não passa no teste para ser doutrina, ou ensinamento bíblico nem na primeira análise, a análise do texto. “O Uso do Véu” não suportou a primeira realidade, mas ainda faltam seis testes.
Isto é, quem emitiu (mandou, enviou) a Carta, ou o texto. Sabemos que foi o Apóstolo Paulo, o pai e autoridade daquela igreja. Basta saber por que ele ensinou isso, somente a esta única igreja. E as outras dezenas de igrejas não precisavam também usar o véu?
Corinto, cidade importantíssima, umas das capitais da antiga Grécia, na Europa. Irei analisar porque as mulheres coríntias não usava o véu, mas que Paulo mandou que usassem.
Segundo os cronogramas de todas as Bíblias de estudo, Paulo escreveu esta Epístola entre 55 e 56 d. C. Irei analisar como era a cultura e o havia em Corinto, de tão importância nessa época.
Isto é, quem recebeu a Carta, ou o texto. Fator que o próprio nome da Epístola já diz: os coríntios. Ou, os cristãos da cidade de Corinto – como já aprendemos, era o povo natural de uma das capitais da Antiga Grécia.
Ora, os livros de histórias (qualquer um deles, que narra à respectiva data), Flavio Josefo, e outros, deixam muito claro: Ainda em 56 d. C., tinha em Corinto o grande templo de Afrodite (vênos) a deusa do amor – Era a religião principal da cidade.
E a prática do sexo fazia parte do culto. Então, lá havia centenas de prostitutas cultuais, caso alguém precisasse do seu serviço, elas já estavam ali. E para distingui-las, as mesmas, raspavam seus cabelos. Porque as prostitutas normais usavam um tipo de véu, provavelmente de cor vermelha. Mas, esses tipos de prostitutas estavam relacionadas à religião de Afrodite (vênos) a deusa do amor. Elas não usavam véus, as mesmas eram carecas.
O uso do véu: lá na antiga Grécia, na Palestina e em todo mundo árabe (como era preciso proteger do extremo calor, ou do extremo frio) desde antigamente:
Mas, o que estava acontecendo para Paulo mandar as mulheres coríntias usar o véu? O próprio texto bíblico deixa claro: Havia dissensão (desunião, intrigas) dentro da igreja, no meio das mulheres (1: 10; 3: 3; 11: 18; 12: 25). Mas por quê? Para que tantas intrigas no meio do povo de Deus? Nos cultos reuniam também mulheres carecas símbolo de prostituição (mas eram novas convertidas) – As quais estimulavam ciúmes nas mulheres casadas – Então formava grupos de ex–prostitutas e de mulheres casadas, e não havia união.
Na presente época, as mulheres usavam o véu. Havia um véu específico para as casadas (este era as suas alianças de casamento), para as solteiras e para as viúvas. Mas ninguém estava querendo usar o véu na igreja. Com isso as mulheres casadas desrespeitavam seus maridos (pois não estava com as alianças), e as ex-prostitutas eram identificadas facilmente, causando ciúme. Aos estas ultimas estarem no culto mostrando os cabelos raspados, davam uma impressão que elas estavam no templo da Diana. E na tentativa para solucionar o problema:
CONCLUSÃO
Advertência:
Não estou frisando a todos, mas, Os perturbadores da congregação da cristã do Brasil podem ser presos, pela Lei dos arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, por perturbar as pessoas por causa da religião e por não respeitar as religiões.
Por, João Domingos Soares de Oliveira, 02 de novembro de 2017.